Outubro Rosa
Outubro está aí, em seu tom gentil de rosa! O mês que tem como principal objetivo alertar e conscientizar para a importância da prevenção do câncer de mama, que é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil e o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele).
Esse movimento pela saúde se iniciou nos Estados Unidos em meados dos anos 1990 onde aconteceu a 1ª Corrida pela Cura, na cidade de Nova York, durante o evento foram distribuídos laços cor-de-rosa que até hoje é utilizado como o símbolo da campanha em vários países no mundo.
Mas afinal, o que é o câncer de mama?
Durante a vida da mulher as células dos seios não param de se multiplicar e podem sofrer mutações durante esse processo, essas mutações podem provocar um crescimento desordenado e descontrolado, com isso formando um tumor no tecido mamário de fator benigno ou maligno que conhecemos comumente como neoplasia, a maligna como câncer.
O Câncer de Mama pode atingir todas as idades?
É muito importante estar consciente que a incidência do Câncer de Mama tem uma relação muito forte com a idade da mulher, o risco aumenta muito após os 50 anos de idade, sendo que cerca de 80% dos casos são diagnosticados nessa faixa. No entanto, o fator de risco já é bem alto entre 40 e 50 anos e é nessa faixa de idade onde devemos iniciar o acompanhamento anual com o médico.
Quais são os principais sinais visíveis e sintomas?
O Câncer de Mama é uma doença relativamente difícil de diagnosticar em estágios iniciais sem o acompanhamento médico, mas durante o avanço da doença, certos sintomas específicos podem aparecer, sendo alguns deles:
- Nódulo na mama.
- Secreção com sangue pelo mamilo.
- Mudanças na forma ou textura da mama ou do mamilo.
Você se identifica com algum destes sintomas? Se a resposta foi “Sim”, procure um médico o mais rápido possível para um diagnóstico mais preciso!
Como é feito o diagnóstico?
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, bem como da Sociedade Brasileira de Radiologia é de que se inicie o rastreamento através da realização de mamografia a partir dos 40 anos de idade e com frequência anual na tentativa de se fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e com isso possibilitar tratamento mais efetivo e menos mórbido e com impacto na redução de mortalidade. Para mulheres com casos da doença em familiares o acompanhamento com o médico deve se iniciar aos 20 anos e os exames de imagem aos 30 ou 35 anos.
Qual as vantagens da Mamografia Digital, onde posso fazer?
A principal vantagem do exame de mamografia digital é a qualidade gerada, de alta definição, que permite uma visualização mais detalhada das mamas, percebendo as pequenas alterações.
Na Clínica +Imagem Medicina Diagnóstica, somos a única clínica do Renascença em São Luís, Maranhão que possui um Mamógrafo Digital, tenha todo conforto e segurança na hora do exame, nossas instalações são confortáveis e aceitamos uma vasta carteira de planos de saúde!