Nosso esqueleto está em constante arranjo. Desenvolvemos massa óssea até meados dos 20 anos de idade e perdemos essa força por volta dos 40. A osteoporose é mais comum em mulheres acima dos 45 anos. Ela promove a porosidade e consequentemente a fragilidade dos ossos. Com o avançar da idade a doença aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, das costelas e colo do fêmur.
A faixa de risco da doença varia entre fatores como, predisposição familiar e comportamentos de risco, mulheres no entanto, devida a menopausa, tendem a desenvolver muito mais cedo que os homens. Eles por sua vez perdem densidade óssea de forma mais lenta e controlada, devido ao hormônio testosterona.
Sintomas praticamente sem aviso!
A Osteoporose é uma doença silenciosa, sem acompanhamento, o diagnóstico antecipado é muitas das vezes impossível. Normalmente descoberta após uma deformidade que provoca dor constante ou fratura, onde a doença já está em estado avançado.
Fique atento ao comportamento e fatores de risco!
- Idade Avançada
- Predisposição genética
- Dieta pobre em cálcio
- Álcool em acesso
- Tabagismo
- Menopausa
- Disfunção da tireoide
- Uso descontrolado de corticoides
- Diabetes
Diagnóstico e Prevenção:
Se você se enquadra na idade de risco e é familiar com alguns dos fatores e comportamentos citados, é altamente recomendado procurar seu médico para um melhor entendimento da situação, sendo normalmente necessário um exame de Densitometria Óssea.
O exame é feito por uma máquina que utiliza Raios-X para analisar a densidade de massa óssea do paciente, retornando valores que podem ser lidos pelo médico.
Onde posso fazer uma Densitometria Óssea?
Caso esteja procurando a melhor e mais confortável clínica de Diagnóstico por imagem do Renascença em São luís, está no lugar certo! A Mais Imagem Medicina Diagnóstica tem os mais modernos aparelhos, aceitamos uma vasta carteira de planos e os profissionais certos para um exame de qualidade.