Novembro Azul
A média anual de novos casos de câncer de próstata é alarmante, sendo este o segundo mais comum entre os homens – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), perdendo somente para o câncer de pele, só em 2018 foram diagnosticados mais de 61.000 novos registros, muitos destes em estágio avançado.
O Novembro Azul surgiu para conscientizar a necessidade da prevenção, o maior vilão nessa luta é o PRECONCEITO, o tabu envolvendo o exame de toque e a ideia do brasileiro que “homem não fica doente”.
Onde surgiu?
Inicialmente chamado de Movember o movimento surgiu na Austrália em meados de 2003, se aproveitando do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e do Dia Internacional do Homem que são comemorados dias 17 e 19 de novembro respectivamente.
Quando começar o acompanhamento?
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para começar um acompanhamento. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem procurar o médico aos 45 anos.
O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.
Fatores de risco.
Fique atento aos fatores de risco e procure um médico assim que esteja dentro das recomendações de acompanhamento especializado:
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão ou tio
- Raça: Homens Negros
- Obesidade
- Sedentarismo
Fique atento, se você tem alguns destes sintomas procure um médico:
- Sangue na urina
- Sangue no sêmen
Cuide-se!
A +Imagem Medicina Diagnóstica está do seu lado, de mãos dadas com esse movimento! Fique atento, se necessário um diagnóstico confiável e alta tecnologia venha nos visitar, temos o mais novo aparelho de Ressonância Magnética do Renascença, instalações confortáveis e aceitamos uma vasta carteira de planos.
Marque seu exame agora mesmo via whatsapp no botão ao lado e tire suas dúvidas.