O que é, como é feito e para que serve o exame?
O que é Ressonância Magnética?
A ressonância magnética é um equipamento para realização de exames médicos. É um método de diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação, é indolor, não invasivo, não causando nenhum prejuízo à saúde, reproduzindo imagens de alta resolução e clareza de qualquer parte do corpo humano.
A máquina de ressonância magnética tem um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. E há dois tipos básicos de equipamentos no que se refere a potência: os de baixo campo, abaixo de 1 Tesla (abertos e menos eficientes, pouco utilizados atualmente devido a baixa qualidade da imagem) e os de alto campo, a partir de 1 Tesla (mais rápidos, eficientes e resolutivos, assim como a mais imagem).
Na Mais Imagem os procedimentos / exames são realizados através de equipamentos de última geração, todos os nossos equipamentos de ressonância magnética são de Alto Campo (1,5 Tesla), o que proporciona exames com a qualidade que você precisa, alta definição e precisão, permite ainda mais conforto, com exames mais rápidos, mais resolutivos e evitando geração de novos exames desnecessários.
Como é feito o exame de ressonância magnética?
O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O exame dura cerca de 15 a 30 minutos, dependendo da região a ser estudada. Na mais imagem você poderá ouvir música durante o exame.
O Biomédico/Tecnólogo responsável irá se comunicar com você durante toda a realização do exame. O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens, daí a importância dos exames em equipamentos mais novos e mais rápidos, pois ficar parado por muito tempo não é fácil. A pessoa deve tirar quaisquer itens de metal – brincos, botões, zíper etc. Há casos em que deve ser utilizado contraste intravenoso para ressaltar lesões e doenças.
Para que serve o exame de ressonância magnética?
O exame de ressonância magnética detecta várias doenças em todas as partes do corpo humano como articulações, vasos sanguíneos, tórax, crânio, região cervical, medula espinhal, coração e abdome.
É indicado para identificar problemas como:
- Rastreamento de câncer, tumores, cistos e anomalias.
- Identificação de lesões e anormalidades nos ombros, joelhos, coluna e articulações.
- Diagnóstico de doenças neurológicas.
- Identificação de doenças na medula espinhal.
- Diagnóstico de doenças cardíacas, do fígado, pâncreas e órgãos abdominais.
- Avaliação para identificar endometriose e miomas em mulheres.
- Para observar alterações como coágulos ou aneurismas nos vasos sanguíneos.
Além disso, o exame de ressonância magnética pode ser solicitado por médicos neurologistas para analisar com precisão quadros como esclerose múltipla, Alzheimer, tumores no cérebro, lesões e atrofias nos vasos sanguíneos que podem indicar AVC (acidente vascular cerebral).
Os médicos ortopedistas também utilizam a ressonância para diagnosticar lesões de ligamento, tendinite, hérnias e cistos.