Densitometria Óssea — +Imagem

Densitometria Óssea

O que é, como é feito e para que serve o exame?
É um exame simples, rápido, de fácil execução, que se baseia na dupla emissão de raios X.
A densitometria óssea é uma medida que verifica a quantidade de massa óssea que permite o diagnóstico e o tratamento da osteoporose, bem como a avaliação do risco de fratura.
Como se preparar para um exame de densitometria óssea?
Para fazer o exame, não é necessário nenhum preparo especial. Não é necessário jejum. O paciente deve vestir roupas leves e confortáveis, sem zíperes, botões ou outros detalhes metálicos.
É recomendada a interrupção da suplementação de cálcio no dia do exame, pois a pílula pode aparecer no exame de coluna, influenciando no resultado.
Se algum exame de medicina nuclear foi realizado recentemente (cintilografia óssea, mapeamento de tireóide,MBI), o exame de densitometria óssea não deve ser realizado. Da mesma forma, exames radiológicos contrastados (enema opaco, urografia excretora) não devem ser realizados ao mesmo tempo. Recomendamos um intervalo de pelo menos duas semanas entre eles.
Como é realizado o exame de densitometria óssea?
O paciente é encaminhado a uma sala, na qual fica o aparelho. A máquina irradia o corpo, e as imagens são captadas e enviadas para um computador. Esse procedimento é bem rápido (em torno de 5 minutos) e totalmente indolor.
Para que serve o exame de densitometria óssea?
A densitometria óssea é uma forma mais rápida, simples e barata de diagnosticar a osteoporose logo no início. É bom lembrar que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento e maior é a qualidade de vida do paciente.
Quem precisa fazer o exame?
• Todos os indivíduos com mais de 65 anos;
• Indivíduos com deficiência de hormônios sexuais;
• Mulheres na perimenopausa que estejam cogitando usar terapia de reposição hormonal, para auxiliar esta decisão;
• Pacientes com alterações radiológicas sugestivas de osteopenia ou que apresentem fraturas osteoporóticas;
• Pacientes em uso de corticoterapia crônica;
• Pacientes com hiperparatiroidismo primário;
• Pacientes em tratamento da osteoporose, para controle da eficácia da terapêutica.
Para que serve a densitometria de corpo inteiro?
A densitometria óssea do corpo inteiro é o método de escolha para obter-se o conteúdo de gordura e massa magra (músculos, vísceras e água corporal).
É um método rápido, utiliza pouca radiação e discrimina pequenas variações dos componentes corporais. A análise da composição corporal é útil na avaliação nutricional do indivíduo, na fase de crescimento e aquisição de massa óssea, em programas de condicionamento físico e na evolução e no tratamento de muitas doenças que afetam a massa óssea.
Resultados de Exames
AGENDAMENTO Escolha uma opção:
AGENDAMENTO. Escolha uma opção:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar e personalizar sua experiência em nossas páginas, mostrando a você conteúdos e serviços do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essa condição e nossas Políticas de Privacidade.