O que é, como é feito e para que serve o exame?
A mamografia digital, também conhecida como mamografia de alta resolução, é um exame também utilizado no rastreio de câncer de mama indicado para mulheres com mais de 40 anos.
Esse exame é feito da mesma forma que a mamografia convencional, no entanto é mais preciso e não necessita que a compressão seja feita por muito tempo, diminuindo a dor e o desconforto sentido pela mulher durante o exame.
Como é feita?
A mamografia digital é um procedimento simples e que não necessita de muitos preparos, sendo apenas recomendado que a mulher evite utilizar creme, talco ou desodorante no dia do exame para evitar interferência dos resultados.
Assim, para fazer a mamografia digital a mulher deve posicionar a mama no equipamento que fará uma ligeira pressão, podendo provocar algum desconforto ou dor, que é necessária para que sejam capturadas imagens do interior da mama, que ficam registradas no computador e podem ser analisadas com maior precisão pela equipe médica.
Vantagens da mamografia digital:
- menor tempo de compressão para obter a imagem, causando menos dor e desconforto;
- ideal para mulheres com mamas muito densas ou grandes;
- menor tempo de exposição à radiação;
- permite o uso de contraste, sendo então possível avaliar os vasos sanguíneos da mama;
- permite a identificação de nódulos muito pequenos, o que favorece o diagnóstico mais precoce do câncer de mama.
- além disso, devido ao fato das imagens ficarem arquivadas no computador, o acompanhamento da paciente é mais fácil e o arquivo pode ser compartilhado com outros médico que também acompanham a saúde da mulher.
Na Mais Imagem, dispomos de Mamógrafo Digital Selenia Dimensions, Hologic.