O que é, como é feito e para que serve o exame?
O que é o exame de ultrassonografia?
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia ou ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras, serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar por exemplo o fluxo sanguíneo dessa região.
Prático, acessível e sem nenhum efeito colateral ou restrições é amplamente utilizado no diagnóstico e acompanhamento de uma série de condições, não sendo necessário esperar entre um ultrassom e outro.
Como é feito o exame de ultrassonografia?
A ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado numa maca e em seguida deve-se colocar uma fina camada de gel entre a pele e o transdutor, deslizando o aparelho pela pele.
Para que serve o exame de ultrassonografia?
A ultrassonografia é um exame de imagem que pode ser indicada com o objetivo de identificar alterações nos órgãos. Assim, esse exame pode ser recomendado para:
- Investigar a dor abdominal, nos flacos ou nas costas;
- Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;
- Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
- Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões;
- Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.
Ultrassonografia 3D e 4D?
Este é um tipo de exame que permite uma melhor visualização da estrutura a ser estudada, conferindo um aspecto mais real. A ultrassonografia em 4D além de permitir uma ótima observação do bebê ainda dentro da barriga da mãe, consegue captar seus movimentos em tempo real.Elas são particularmente indicadas para a visualização do feto e podem ser realizadas a partir do 3º mês de gestação, mas melhores imagens são obtidas a partir do 6º mês de gravidez.
A mais imagem disponibiliza a melhor tecnologia para aplicações mais avançadas em saúde da mulher e medicina fetal, o aparelho Voluson E10 da GE.
Voluson E10: a ultrassonografia fetal não para de evoluir